14/12/2011

Suspiros & Café (2009)

Curta-metragem nacional, dirigido por Gabriel Dib e Diogo Sinhoroto

  Ambiguidade alegórica no significado da missiva visual, dos fragmentos do suspiro junto ao café, fazendo parte desse meio e mantendo-se um tanto ermos, mesmo estando coligados, existia uma minuciosa barreira que os afastava. Como quisessem penetrar em um mundo tão próximo e aquecido, mas de difícil acesso por essas individuais propriedades. Um curta-metragem (10 minutos) primoroso, dá gosto de ver uma produção assim.
  
  Apesar de um filme resumido, impressiona o seu inversamente proporcional, a riqueza de mensagens esmiuçadoras, as imagens bem trabalhadas, a brincadeira que faz com o observador. Entretanto, o que genuinamente expande os argumentos são as metáforas (brilhantemente usadas), que se pensadas bem, geram muitos níveis de sugestões, dando a entender que cada detalhe possui sua dimensão abundante em conteúdo, significado. Uma microscopia estimulante, à medida que amplia a capacidade da visão, novas descobertas surgem em sua elevada beleza. Aqui o “suspiro” tem duplo sentido, o de adoçar o café e o de extravasar emoções, em suave tom romanesco; já o café com seu sabor amargo, austero e sisudo, pode perfeitamente ficar doce como o suspiro, se for bem dissolvido, que de fato não foi. Isso pode ser percebido nas atuações, que logravam sua leve consistência profissional, todavia, pareciam um tanto amadoras, propositalmente, mas não no contexto da história, que já cria um vínculo de envolvimento logo nos primeiros segundos. Afinal, o autor si inspirou no cinema mudo, do tipo aplicado por Kim Ki-duk, em “Fôlego”?

  “Suspiros & Café” é um curta-metragem exemplar. Existem várias outras interpretações a serem descritas, no entanto, essas são as mais nítidas. É importante notar também que a ficção seduz a realidade, confundindo-a. Esse é outro ponto que fica bem evidente. Recomendado como bom entretenimento e pela delgadeza.



5 comentários:

Alan disse...

Esse entrou para lista do ano que vem.

Mr. Discípulo disse...

Por que esperar até ao ano que vem? rs.

É rapidinho, só 10 minutos. :)

A dona do boteco disse...

Que texto saboroso! Despertou a minha vontade de assistir, deve ser muito interessante!

Sonata Première disse...

Olá a essa excelente Equipe da Suprema Arte,

é para lhes comunicar que o Noodles, Lamash, Kleen, Shoshanna e Yagami, saimos do laranja e criamos nosso blogue de cinema:

http://sonatapremiere.blogspot.com/

e um outro, mais variado,

http://projetochernobyl.blogspot.com/

como sabem, sua visita será muito bem vinda.

Abraços,
Sonata Première

Fanzine Episódio Cultural disse...

“IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. As inscrições encerram-se no dia 14 de outubro (2013). Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

Obs (PS): O tema é livre e aberto a todos de Língua Portuguesa e Espanhola e a taxa de inscrição é de R$5,00

Favor verificar o recebimento do regulamento em pdf e jpeg.